O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Previsões meteorológicas com animação

O grupo de Meteorologia e Climatologia da Universidade de Aveiro (CliM@UA) instalou e tornou operacional um modelo numérico de previsão de tempo, designado por WRF (Weather Research and Forecasting). Este modelo permite a previsão de algumas variáveis meteorológicas, como a temperatura, precipitação, vento, nuvens, nevoeiros, pressão, humidade relativa, para Portugal Continental e para a Península Ibérica durante os próximos três dias. Estas previsões são apresentadas sob a forma de campos em dois domínios, séries temporais para todas as capitais de distrito e perfis verticais para os mesmos locais. Os resultados são imagens e animações da evolução das condições meteorológicas nas próximas horas. Um link interessante e útil.

http://climetua.fis.ua.pt/previsao/d02/precip.php?lang=uk

2 comentários:

yoda disse...

Se coloco um comentário apenas neste post é somente por uma questão de comodidade. Os posts fazem jus ao nome do blog; de facto coisas muito interessantes por aqui são divulgadas! Interessantes e úteis: clips animados do que se passa por cima das nossas cabeças; um meta-search engine de torrents (muito util devido a proliferação de trackers); o gmail aberto a novas subscrições; coisas interessantes com LEGO; e ainda matemática recrativa. Excelente blog, Alberto. Abraços do teu amigo.

Alberto Vale disse...

Olá Rodrigo! Quero agradecer o teu comentário e assiduidade de consulta do blog. Para além de partilhar os links que considero interessantes, serve também para guardar os meus "realmente" favoritos, acessíveis em qualquer computado com ligação à Internet! Ah, sugestões são sempre bem vindas, em especial de mais links interessantes! Um abraço!