O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Acordo ortográfico de 1990

Agora que se fala muito sobre o acordo ortográfico, muitos perguntam afinal o que vai mudar? Um pouco nostálgico abandonar regras que nos custaram muitas "reguadas" durante os ditados na escola primária, mas é por uma boa causa. Devemos lutar para que cada vez mais a língua portuguesa seja mais falada em todo o mundo! Todas as alterações estabelecidas pelo acordo ortográfico estão explicadas no primeiro link com alguns exemplos. É uma página extensa sobre o acordo que data já de 1990 (!), mas a visita é necessária. Também a Wikipedia com novas actualizações explica o acordo ortográfico, ainda que desta vez não seja de forma tão completa, mas mais acessível.

3 comentários:

Paulo Freixinho disse...

Olá!
Eu vejo o acordo como uma oportunidade... No entanto, não me agrada a posição do nosso governo ao adiar a ratificação e penso que não serão necessários 10 anos para uma adaptação ao novo acordo!

Bom 2008!

Anónimo disse...

não concordo nada que se façam cedencias só para termos umas das lingua mais faladas. Quem quiser falar português fala quem não quiser fala outra coisa qualquer. Os ingleses não fazem acordos e não é por isso que não se fala o Inglês.

Alberto Vale disse...

É um assunto delicado, importante e que não deve ser adiado. Eu próprio sempre tive cuidado na escrita, em especial na ortografia. Agora com este acordo vai levar o seu tempo a adaptar. Via-me custar e confundir! Talvez assim seja melhor para uma convegência da língua portuguesa. Por outro lado também temo se estas "cedências" não venham ser o princípio de um descarrilamento da nossa língua que tanta história conta. Cumprimentos.