O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

segunda-feira, abril 30, 2007

Letras das músicas mais famosas

A Yahoo! disponibiliza agora mais de 400 mil letras de músicas de cerca de 9 mil artistas, de forma gratuita e com o consentimento dos artistas e detentores de direitos de autor. Ainda não são muitos os artistas portugueses, mas esperamos que este número cresça. Cante e encante:

Entretenimento com webcam (outra vez!)

Pela terceira vez é referido um link interessante sobre entretenimento com webcams (revisitar os links). Jogos divertidos para jogar sem teclas, sem rato e sem joystick, sem gamepad, mas apenas com uma webcam. Alguns desses jogos são online, sem ser necessário instalar qualquer aplicação no computador. Desta vez, a diversão é outra, também recorrendo a uma webcam. E mais não digo. Experimente!

http://www.webcamtastic.com/

domingo, abril 29, 2007

Um anúncio interessante para o blog

Outro adorno interessante para a sua página pessoal ou blog. Pode escrever o seu nome, tema do blog ou mensagem que queira transmitir. Chegou a existir concurso, mas já terminou. Agora resta ver a animação.

http://www.notcelebrity.co.uk
I got my name in lights with notcelebrity.co.uk

A arte no vidro empoeirado do carro


Se o seu filho começar a desenhar na sujidade do automóvel, é natural que venha a ser um artista como Scott Wade. Este senhor desenha autênticas obras de arte na poeira dos vidros do automóvel. Até mesmo a Mona Lisa! Depois faz mesmo pena lavar o carro! Ora vejam:

http://www.dirtycarart.com/

Para apreciadores de aves, em especial periquitos

Para apreciadores e até mesmo criadores de aves domésticas, aqui ficam duas sugestões de links. Para além da informação essencial para este tipo de animais, está também disponível informação sobre eventos, clubes, associações, legislação, etc. Mais links interessantes sobre aves para breve.

http://www.avespt.com/
http://periquitos.no.sapo.pt/

sábado, abril 28, 2007

Quantos serão os utilizadores da Internet?

Dois estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro estão a desenvolver um projeto que pretende responder à seguinte pergunta: "quantos serão os utilizadores da Internet?". O lançamento desta iniciativa foi no dia 22 de Abril - Dia da Terra e utiliza a API do Google Maps. Tem um vídeo introdutório. Participe:

http://www.mapmyname.com/

De onde vêem os visitantes deste blog?

zoom
Para conhecer a localização geográfica dos visitantes da sua página ou blog, o IPligence disponibiliza uma ferramenta interessante. Basta introduzir o seu e-mail e o endereço da página. Depois é só copiar e colar o código na sua página ou blog. Esta informação é actualizada diariamente. Já está em experiência no Links Interessantes (Pode ampliar através de um "click" na imagem)!

http://www.ipligence.com/webmaps/

Adeus DiskData, olá TreeSize

Depois da sugestão colocada por João Mendes sobre o DiskData, fui experimentar a versão gratuita do TreeSize. É uma ferramenta à altura do DiskData e cumpre os seus objectivos. Não necessita também de ser instalada, pois é apenas um único executável. O mais interessante é que esxistem ainda outras ferramentas gratuitas no mesmo sítio que podem ser úteis. Obrigado pela sugestão!

http://www.jam-software.com/treesize/

sexta-feira, abril 27, 2007

Telemoveis.com - o site que dá que falar

Provavelmente o sítio sobre telemóveis mais completo em língua portuguesa. Tem um expositor formidável com todas as marcas (activas e inactivas), características de centenas (talvez milhares de modelos de telemóveis), a possibilidade de fazer comparações entre vários modelos, truques e dicas, comentários, loja, usados, fóruns, notícias, críticas, entrevistas, sondagens, toques, imagens, centro de mensagens, concursos, ... nunca acaba! De referência para quem pretenda mudar de telemóvel ou saber mais sobre aquele modelo que tem de momento.

http://www.telemoveis.com/

DiskData deixou de ser gratuita :-(

Uma ferramenta que já há muito utilizava (e ainda utilizo) no computador (ambiente Windows). Permite perceber de uma forma gráfica o espaço ocupado por cada directoria, número de ficheiros, etc. De forma gráfica, rápida e simples. Recentemente resolvi procurar uma actualização e deparo com a sguinte notícia: deixou de ser gratuita, custando a licença aproximadamente $19 (US dollars). Para todos os efeitos aqui fica a sugestão (aplicações semelhantes e gratuitas esperam-se!)

http://www.diskdata.com/

quinta-feira, abril 26, 2007

A mania das fotos

Tem um design muito "cool" e serve para organizar albuns de fotografias na Internet. Pode ainda ajustar os parâmetros mais vulgares das fotografias digitais (brilho, contraste, cores, contornos) acrescentar efeitos espeicais, etc. Mas tem muitas mais opções, como enviar e-mails, MMS's, criar postais electrónicos, apresentações, quadros, panorâmicas e fazer colagens em t-shirts ou canecas. Mas primeiro convém visitar as demonstrações para descobrir as potencialidades do sítio.

quarta-feira, abril 25, 2007

Informática "4 all" (para todos!)

O lema deste sítio é "porque a informática não é só para alguns!". E é verdade, a informática é "4all" (leia-se "para todos", pois então!). Ainda com poucos meses de existência, já conta com diversos anúncios, assuntos e sugestões sobre hardware, software, internet, jogos, notícias do mundo da informática e até mesmo sobre telemoveis. Tem ainda sugestões para download, tutoriais, truques e dicas. Mantenha-se informado em:

http://www.4allpc.net/

terça-feira, abril 24, 2007

Como angariar dinheiro pelos blogs

Tomei conhecimento num jornal da forma mais simples de conseguir dinheiro pela Internet: escrever o NIB (Número de Identificação Bancária) no blog e esperar que alguém faça um donativo... Esta foi a ideia da autora deste blog: http://apipocamaisdoce.blogspot.com/. O argumento é simples: o sonho dela é ir a Nova Iorque, mas não tem dinheiro. Resolveu escrever o NIB no seu blog e pedir. Não conseguiu dinheiro suficiente para a viagem, mas conseguiu 79EUR! Talvez para ir até ao Porto!

Provavelmente vou fazer o mesmo!! Com que argumento? Hum... talvez para comprar um telemóvel novo ou rechear o blog com coisas mais "luxuosas"! Mas se o vier a fazer, prometo repartir o donativo com uma instituição que apoiasse crianças e pessoas desfavorecidas. Sentir-me-ia mais rico.

http://apipocamaisdoce.blogspot.com/search?q=nib

segunda-feira, abril 23, 2007

Uma ternura de blog

Blue Summer é o nome deste blog. Ideal para uns momentos de inspiração para oferecer uns mimos a alguém muito especial! Recheado de poemas, frases românticas, desenhos ternurentos, vídeos e músicas é digno de ser visitado. Aqui fica o endereço:

http://verafernandes.blogs.sapo.pt/

domingo, abril 22, 2007

Kuanto Kusta?

O Kuantokusta é o líder português dos comparadores de preços. Ajuda os consumidores a comparar os produtos expostos pelos comerciantes, para assim encontrarem as melhores ofertas de produtos e de serviços disponíveis. Este motor de pesquisa permite encontrar milhares de produtos e serviços à venda na Internet, comparar os preços e os serviços propostos por centenas de lojas on-line e aceder às melhores propostas. Estão agrupados em 3 domínios tais como Informática, Comunicações, Imagem & Som. Compare:

sábado, abril 21, 2007

NetVibes - uma página à sua medida

Uma página para ser personalizada. Pode mesmo alterá-la totalmente: mover módulos, adicionar novos feeds RSS/ATOM, mudar os parâmetros de cada módulo, etc. As suas modificações serão guardadas em tempo real e terá acesso à sua página personalidade sempre que regressar ao Netvibes.com. Se desejar ter acesso à sua página personalizada a partir de qualquer computador, pode registar-se e entrar com o seu email e password. Os autores desta ideia recomendam a consulta do blog da Netvibes para se manter ao corrente das novas funcionalidades e alterações ao site.

http://www.netvibes.com/

sexta-feira, abril 20, 2007

OhMyGoodness agora HelloCrazy

É raro o utilizador da Internet que não tenha recebido um e-mail com estes célebres cartoons. Há muitos anos atrás, ainda a Internet era uma criança, quando descobri o OhMyGoodness.com. Infelizmente, para apaixonados destes cartoons animados e divertidos, esse sítio foi desactivado. Actualmente, HelloCrazy procura retomar o sucesso destes cartoons animados com um dos melhores cartoonistas, Roberto Mangosi e alguns elementos da antiga equipa. Espero que tenham sucesso, pois merecem.

http://www.hellocrazy.com/

Produtos peculiares em Ingeniu

Quem disse que a publicidade não tem nada de interessante? Eu por vezes não resisto e acabo por espreitar alguns anúncios, como por exemplo os anúncios do Google. A verdade é que por vezes descobrimos anúncios interessantes, que se transformam em links interessantes! Por exemplo o Ingeniu não é propriamente um sítio de "gadgets" como tanto aprecio, mas algo mais de objectos peculiares sem nunca descurar o design: t-shirts com equalizador, colares Tagz (?!), Robosapiens, esculturas de pinos, PixelBlocks, luz de plasma. Excentricidades, mas originais!

http://www.ingeniu.com/ecommerce/control/main

quinta-feira, abril 19, 2007

Calculadoras científicas online

Diversos links de calculadoras científicas online. Eu proponho um desafio para quem consegue encontrar a melhor calculadora online. Alguns exemplos:


Mas realmente a MELHOR, deve ser esta:

A turma do 6ºC de Arouca

Aqui está um exemplo a seguir: uma turma do 6º ano da Escola E.B.2,3 de Arouca - Portugal, que elaborou um Projecto de Intercâmbio escolar com os alunos do Colégio Luis Casado de Corrales del Vino (Zamora) - Espanha, a partir do lançamento de um balão no dia da Criança e da sua chegada a Espanha, à região de Zamora. Construiram uma página com a história do balão e a apresentação do projecto. Mas tem mais: provérbios, adivinhas, anedotas, "netbrincadeiras", "netmensagens", livro de visitas (ver a secção "Montra").

quarta-feira, abril 18, 2007

Lista de Passageiros do Titanic

95 anos depois, alguém se lembrou de publicar a lista de passageiros do célebre Titanic. É possível fazer uma pesquisa por nome, apelido, sexo, ano, país, num universo de 2223 passageiros (sem contar com aqueles que não ficaram registados...). Até é possível ver imagens dessa lista, mas com a complicação de ter que se registar no findmypast.com.

Visita ao túnel do Marquês

A poucos dias da abertura do túnel de Marquês (de Pombal) o LxJovem teve direito a uma visita guiada. Descongestionar a circulação rodoviária à superfície é um dos principais objectivos desta obra, que se prevê, reduza a circulação de 50 mil veículos. Sem ultrapassar os limites de velocidade, a equipa do LxJovem preparou uma reportagem única e exclusiva onde é possível conhecer o túnel ainda antes de abrir e pela mão de quem mais sabe.

http://www.lxjovem.pt/?id_categoria=34&id_item=340651&id_tema=43

terça-feira, abril 17, 2007

O Ciclo da Água

Em Março de 2007 foi referido nos Links Interessantes o programa educativo “Primeiro a Segurança”, desenvolvido pela Brisa – Auto-estradas de Portugal. Uma inicitiva muito original e que merece novamente a referência (ver aqui).

Agora é a vez da EPAL Júnior, uma iniciativa desenvolvida pela EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres S.A.) a explicar o ciclo da água aos mais novos. Inclui um jogo didático. Outra iniciativa de louvar! Aqui fica a sugestão:

http://www.epal.pt/epal/CicloAgua...

Mais "gadgets" ou engenhocas

Espero que não leve a mal, mas já são vários os links interessantes sobre engenhocas. Este é mais um! Algumas engenhocas são dispendiosas, outras nem por isso. Mas quase todas originais. Este link não é excepção nas engenhocas originais: Power Ball (a célebre brincadeira dos astronautas...), helicóptero de controlo remoto com menos de 17cm, um gira-discos USB (sim, leu bem), "espadas" como a do Darth Vader da Guerra das Estrelas, "khet" (um jogo que, passo a citar "só pode ter sido criado por uma super-raça de Faraós que regressou à terra depois de milénios escondidos noutro planeta") e mais não digo. Acho que já é suficiente para perceber o que vai encontrar por aqui:

http://www.gadgets.com.pt/

segunda-feira, abril 16, 2007

Para quem nunca esteve com um burro

Para quem nunca esteve com um burro ... a sério! Para quem nunca teve a oportunidade de conviver com um burro ou andar com um burro, tem neste link a oportunidade de descobrir estes animais. E pode reservar um burro e passear pela Serra de Sintra ou passear em burro com Albarda. Pode reservar, adoptar e até mesmo comprar um burro. Não é brincadeira! Para quem não conhece, embora o próprio nome o substime, é um animal dócil e amigo do homem. E vale também pelo convívio.

Questionários "fixes" para o seu blog

É um ateu, agnóstico ou crente? Tem muito de "sex appeal"? Tem muito a mania de ser o centro das atenções? É viciado na Internet? Muitos questionários "fixes" e alguns interessantes para colocar no seu blog. Aqui:

http://www.blogthings.com/

P.S.: De referir que descobri esta página no blog http://espacorosa.blogspot.com/

Saber falar Portunhol

Não é uma língua oficial, mas talvez seja uma forte candidata a uma das línguas mais faladas no mundo. Alguns identificam-na como "Espanholês", mas é mais conhecida por "Portuñol" ou "Portunhol" (mais orgulho para o lado Português!). Diversos jornais da imprensa diária fizeram já referência ao blog "Portunhol Selvagem":


Mas ainda mais interessante é que "Hablarse o "Portuñol" tem uma data: 13 de Outubro de 2006. Mais em:

domingo, abril 15, 2007

Levantou-se e andeu: o PodCast está de regresso

Há muito que sou ouvinte assíduo do PodCast do blog "Lenvatou-se e andeu" de Paulo Lázaro. De salientar que este é um dos blogs interessantes (ver coluna ao lado). Durante alguns meses, este PodCast esteve desactivado, mas felizmente está de regresso e com novidades muito interessantes mesmo.

Coisinhas Fowfax

O Coisinhas Fowfax é uma página já referida nos Links Interessantes em Outubro de 2005 e volta a ser revisitado, pois merece a pena. Este link disponibiliza “blinkies” e “gifs” animados para enfeitar os seus blogs ou páginas pessoais. Estas animações são fruto das horas vagas da autora que as desenha à mão (com rato).

http://www.coisasfowfax.blogger.com.br/

Tudo e mais alguma coisa para o iPod

Para quem "Pod", existe um arsenal de acessórios para o leitor de MP3's mais famoso do mundo (ou leitores, pois existem diversos modelos). Headphones, Speakers, capas e protectoras, peças de vestuário (chapéus, casacos, camisolas, calças) com suporte para iPod, acessórios de iPod para automóvel com por exemplo transmissor FM para poder ouvir o que iPod está a tocar no autorádio. Todas as engenhocas que se possam imaginar. De salientar o espírito inventivo sem nunca descurar o design!

http://www.ilounge.com/

sexta-feira, abril 13, 2007

Sexta-feira 13

Símbolo da desgraça para as gerações cristãs, já que 13 eram os convivas da Última Ceia de Cristo e dentre eles, Jesus morreu numa sexta-feira. Por essa razão não se deve convidar 13 pessoas para um jantar, pois "dá azar"... Mas são várias as lendas. Este link tem um resumo interessante:

http://www.quediaehoje.net/destaque/destaque_sexta13.asp

...mas com uma lacuna grave sobre este facto, pois também existe uma versão sobre a Ordem dos Templários, que pode ser lida em:

http://guiadoscuriosos.ig.com.br/index.php?cat_id=50570

quinta-feira, abril 12, 2007

As lendas de Portugal

O Grupo Ecos da Poesia fez uma compilação de diversas lendas, como a do Galo de Barcelos, Boca do Inferno, Castelo de Almourol, Princesa Fátima, Sete Ais, A Padeira de Aljubarrota, Milagre da Nazaré, Martim Moniz e tantas outras para descobrir. http://ecosdapoesia.net/portugal/as_lendas_de_por ...

Crash Test Dummies Olympics...


Ainda se lembram dos jogos em Flash do pinguim (Links Interessantes (5 de Abril de 2006))? Sim, quem conseguia fazer "voar" o pobre do animal até mais longe. Agora é a vez das olimpiadas dos Crash Test "realmente" Dummies...

quarta-feira, abril 11, 2007

Caixinha para conversas


É possível incluir uma "caixinha para conversas" ou "chat box" na sua página pessoal ou blog. Simples e gratuito! Esta "caixinha" pode ser adaptada às cores da página. Fácil de incluir em qualquer página. Existe também uma versão premium com mais opções. [Incluir esta caixinha no blog, que acham?]


terça-feira, abril 10, 2007

Uma colecção para toda a família

Portugal Colecção Século XXI! Este é o nome que no princípio do ano de 2004 deu mais vida a Portugal, começava assim um projecto de carácter fotográfico que representa Portugal de norte a sul. Dispõe de conteúdos tão diversos, como: cidades, vilas, aldeias, castelos, praias, faróis e muitos outros temas sobre Portugal. A Colecção contempla dentro de si temas como fotografia, história, sociedade, religião e arte, temas que só por si são grandes temas, agora imagine-os juntos num grande equilíbrio; o projecto não é apenas um projecto fotográfico, é também o contemplar de outros temas, é uma espécie de homenagem a Portugal. Merece a sua visita:

http://portugal.montranet.com/

segunda-feira, abril 09, 2007

Para quem precisa de um beijo

Um beijo, "bêjo", beijoca, beijão, beijinho, beijito, com som, sem som, colorido, sôfrego, romântico, rápido, com bonecos, sem bonecos, alegres, tristes, pintados, desenhados, fotografados. "Get kissed" em:

O dicionário está de volta

O dicionário português da Porto Editora está novamente disponível online sem a necessidade de subscrever este serviço. Aceder através do sítio da Infopedia:

http://www.portoeditora.pt/dol/default.asp?param=08010100

O dicionário online de língua portuguesa da Priberam (já referido nos Links Interessantes) nunca necessitou de qualquer registo e está ao mesmo nível do anterior:

http://www.priberam.pt/

Acrónimos e abreviaturas

Com o ISP vai ao MSN ou ICQ escreve o URL no IE ou então envia uma SMS por GSM ou UMTS para dar as coordenadas GPS. Podia enviar por DHL, UPS ou CTT.... OK, é mera ficção este texto, mas é raro não utilizarmos acrónimos e abreviaturas. E o que significam? Pode encontrar a resposta aqui (incluindo muitas portuguesas!):

TEK no SAPO

O mais conhecido ISP português, o SAPO, disponibiliza também uma compilação de notícias "TEKnológicas", desde computadores (hardware e software informático), internet, telecomunicações em geral ou em particular sobre telemóveis, negócios, estatísticas, etc. Dispõe ainda de informação sobre a bolsa, links úteis, "newsletter". Simples e fácil para ler as útlimas novidades "TEKnológicas" sem perder muito tempo.

http://tek.sapo.pt/

terça-feira, abril 03, 2007

Navigator da Garmin online

A Garmin, uma das mais conhecidas marcas de GPS, disponibiliza para utilização online diversas versões do Metroguide (Europa, América, Austrália, etc), ou seja, a mesma versão que é vendida para incluir nos receptores de GPS com capcidade de cartografia. Se está a pensar adquirir um destes receptores em conjunto como software, pode experimentar aqui:
http://www.garmin.com/cgi-bin/mapgen/webmap.cgi?

Se não está a pensar comprar um receptor de GPS, também é útil como mapa!

Teste os seus sentidos

Ponha a prova os seus sentidos neste conjunto de 20 perguntas. Decerto que já conhece alguns desses desafios, talvez num e-mail que alguém lhe tenha enviado. A BBC lembrou-se de compilar estas perguntas com limite de tempo de resposta para avaliar a sua capacidade sensorial. Atenção que quem não estiver muito à vontade com a língua "de Sua Majestade", pode estar em desvantagem em algumas perguntas. Mas experimente:

Os Engenheiros não podem viver uma vida normal?

Não fosse este vídeo sugerido por um colega engenheiro e acho que a coisa ainda ia correr mal... Está em inglês, mas creio que com um pouco de esforço compreenderão!

http://www.youtube.com/watch?v=CmYDgncMhXw