O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

segunda-feira, junho 24, 2013

Tornar o seu Blog atractivo e Atraente para os Visitantes

 
Este post foi elaborado pela minha experiência pessoal e alguma pesquisa que fiz nos últimos anos. Vou tentar não ser demasiado maçudo no discurso, mas terei que tentar exprimir a minha opinião e tentar resumir o mais possível.


A dica de hoje é sobre como manter o seu blog atractivo para aqueles que o visitam, aumentando assim o numero de visitas. O mais difícil é tornar os visitantes regressarem e torna-los fieis ao seu blog. A tarefa não é assim tão difícil quanto isso! Vejamos.
Para mim um Blog/Site para ter alguma credibilidade, terá que estar sempre actualizado, com conteúdos interessantes e na pagina principal estar límpida, rápida a carregar e objectiva com todas as informações e noticias na distancia de um clique. Vou dar um exemplo para perceberem a minha visão!
 
- Imaginem quando vão a um quiosque e compram um jornal. Se estiverem atentos facilmente constatarão que na 1ª pagina estão as noticias mais importantes destacadas e, comunicando ao utilizador onde encontra-las dentro do jornal. Desta forma evita-se perder tempo à procura de uma determinada noticia. Num Blog/Site tem que acontecer o mesmo, ou seja, o conteúdo do mesmo terá que estar na 1ª pagina e bem visível e as hiperligações à distancia de um clique! Com uma linguagem, discurso directo e objectivo.
 
- Outro exemplo e pegando outra vez no jornal. Imaginem o que seria se um jornal tivesse 2 metros de comprimento. Já imaginaram o desconforto que seria tentar ler e transporta-lo nessas condições? Era sem duvida um sacrilégio. É o erro mais comum entre os Blogueiros é transformar a sua pagina inicial numa autentica Auto-Estrada, nunca mais acaba! Dessa forma não só o blog fica desorganizado e super lento, nalguns casos chega a demorar mais de 20 segundos a carregar o site a 100%! Desta forma testa a paciência de qualquer um.
Um blog e um jornal acabam por ser muito idênticos, onde a grande diferença esteja na forma de visualização, neste caso na tecnologia digital. De resto são muito semelhantes.
Erros que se deve evitar no seu Blog/Site:
- Evite utilizar linguagem demasiada confusa e longa, (mais resumido possível);
- Evite Templates demasiado confusos. (Quanto mais limpo e simples melhor);
- Evite que a 1ª pagina seja demasiado longa (comprida);
- Evite a utilização exagerada de widgets, gadget, vídeos, musicas, imagens pesadas, etc,etc,etc... (Na pagina inicial, isso só vai fazer que o seu site seja lento a carregar. Evite que o seu Blog/site demore mais do que 8 a 10 segundos a carregar, acima de 10 segundos já começa a cansar o visitante). Teste o seu blog Aqui.
- Evite hiperligações que abram em novas janelas do seu browser. (Faça isso mas apenas quando direcciona para outros sítios que não o seu).
- Evite publicidades chatas no seu blog com janelinhas sempre abrir, isso incomoda.
Espero terem gostada da Dica :)
 

1 comentário:

Menina Marota disse...

Muito interessante. Gostei das dicas...
Obrigada!